Filiação

1. Contato e Entrevista: Você demonstra interesse no grupo via Instagram ou e-mail e realiza uma entrevista para conhecermos melhor seus objetivos iniciais.

2. Taxa de adesão : normalmente não cobramos taxas, mas podemos requerer alguma doação de pequenos valores a alguma instituição social. A informação será dada durante a divulgação do grupo que estiver funcionando.

3. Acolhimento: O acolhimento será através de um dos grupos on-line do Círculo Externo que estiver ativo.

4. Orientação Básica: receberá um treinamento fundamental individual ou coletivo a depender da proposta ou andamento do grupo de convivência que estiver ativo.

5. Participação: poderá compartilhar suas dúvidas, observações, progressos, produtos de sua devoção, além de continuar recebendo materiais diversos sobre o politeísmo helênico, dinâmicas educativas etc. Eventualmente, a depender da disponibilidade demonstrada pelo grupo, atividades como ritos coletivos poderão ser propostas.

Geral: Nos grupos do Círculo Externo, não há votos exigidos ou compromissos de sigilo. Quase todas as atividades são opcionais e os membros são livres para renunciar sem grandes justificativas. Basta participar do processo de formação básica oferecido por um de nossos representantes e ser inserido num dos grupos virtuais.

Nosso intuito, ao oferecer plataformas virtuais de convivência, é construir comunidade e proporcionar o direito à Pertencimento. Isso só é possível com o mínimo de envolvimento de cada membro, não somente dos dirigentes. No entanto, compreendemos que algumas pessoas possam se sentir desconfortáveis com grupos on-line, então mantemos a flexibilidade para participar de outras maneiras, como nos encontros virtuais via vídeo.

Após pelo menos 1 ano de envolvimento, se assim desejar, poderá solicitar adesão oficial aos dirigentes.

A Estrutura básica atual (2025) foi elaborada de acordo com a realidade apresentada nesses anos de trabalho com o público neopagão:

“Casa de Deméter”: o Círculo Interno ou Núcleo, composto por membros que nos acompanham há um bom tempo e se sintonizam com nossas propostas e práticas conjuntas, comprometidos e ativos, mesmo a distância, no caso de residentes de outros estados. O acesso é reservado àqueles que, ao longo de sua caminhada conosco, de no mínimo 1 ano, sente que há um chamado especial para se aprofundar, se dedicar e se comprometer com a tradição que estamos construindo com muito estudo e devoção. 

Círculo Externo: Projetos Hierokrithari, Hierospilaio e outros possíveis afiliados, coordenados por membros do Núcleo. O objetivo fundamental é auxiliar os interessados (e curiosos) a conhecer mais a antiga tradição politeísta grega, como proceder na atualidade, na vida devocional particular, desejosos de estarem alinhados com a Sabedoria Helênica, contudo, sem grandes vínculos e comprometimento. Esses grupos podem ser temporários. Consulte o regulamento. 

Por onde começar?

Estrutura Básica

“Aqui estão as crenças que melhor podem ser ditas como tendo sido transmitidas a nós por uma sucessão de homens divinos: Os deuses são todos seres de uma natureza mais elevada e mais feliz do que a natureza humana. Eles nos proveem de sua felicidade transbordante; nenhum mal pode vir deles, são os autores de todo bem e por um destino irreversível e imutável eles atribuem a cada um a melhor porção possível. Existem muitos deuses, mas com diferentes graus de divindade. Um deles, o maior de todos, é o deus supremo, o rei Zeus, que de fato os supera infinitamente por sua majestade e excelência de sua natureza; ele existe desde toda a eternidade. Ele não nasceu de nenhum outro, ele é seu próprio pai, e, como o único de todos os seres que não tem outro pai além de si mesmo, ele é o pai e o criador mais antigo de todas as coisas. Ele é essência supremamente essencial, absolutamente um, supremamente idêntico a si mesmo; ele é o Bem.

(Gemistos Plethon, erudito helênico do séc. XIV)

Entre em contato pelo instagram @casadedemeter ou e-mail kritharihelenismo@gmail.com